COUTO SUSTENTÁVEL

 A Prefeitura de Couto em parceria com a EMATER, finaliza com sucesso o curso TEvap (Tanque de Evapotranspiração) ou BET (Bacia de Evapotranspiração). É uma técnica que representa uma alternativa eficiente e sustentável para o tratamento domiciliar do esgoto sanitário.

Consiste em um tanque totalmente impermeável preenchido com diferentes camadas de substrato e plantado com espécies vegetais de crescimento rápido e alta demanda por água, de preferência com folhas largas (bananeiras, taióba). O sistema recebe o efluente dos vasos sanitários, que passa por processos naturais de degradação microbiana por bactérias anaeróbias e a absorção e evapotranspiração da água pelas plantas.

Portanto, trata-se de um sistema fechado que transforma os resíduos humanos em nutrientes e que trata, de forma limpa e ecológica, a água envolvida. Diferente de outros sistemas, a água presente neste processo retorna ao ambiente na forma de vapor através da transpiração das folhas. Assim, o sistema de evapotranspiração evita a poluição do solo, dos lençóis freáticos e cursos d’água. Além disso, as plantas também consomem os nutrientes produzidos em seu processo de crescimento, permitindo que a bacia nunca encha.

AGRADECIMENTOS ESPECIAIS: Senar, Sindicato dos Trabalhadores local, Secretarias de Obras e Agricultura e a Alessandra Mota que forneceu os materiais para essa construção.

Fotos: Ana Abreu
PREFEITURA DE COUTO DE MAGALHÃES DE MINAS
“A cidade do bem viver!

Em breve…

Em breve…

Pular para o conteúdo